Do Projeto Bal-Sagoth BR

O Projeto Bal-Sagoth BR é um projeto particular meu, no qual, ao longo dos meses (anos) irei traduzir TODAS as músicas dessa maravilhosa banda. Ainda não consegui me comunicar com Byron (estou tentando) para ver se ele abençoa o projeto. Claro, não terei o crédito da história, apenas da tradução. Sintam-se livres para copiar e colar como quiserem, MAS, seria muito bom se me dessem os créditos devidos (e lógicamente a Byron também), afinal, as letras do Bal-Sagoth não são nada fáceis de se traduzirem, como as de, bem, qualquer outra música no mundo.

Até pensei em disponibilizar as letras em PDF, mas quero ter certeza que meus leitores são caras honestos, e bem, Bal-Sagoth não é pra qualquer um, então se você gosta, acho que entende o lance da credibilidade.

Agora vamos ao FAQ:

O que é Bal-Sagoth?
Bal-Sagoth é uma banda de Symphonic Black/Death Metal, fundada pelo vocalista Byron A. Roberts em 1993 em Yorkshire, Inglaterra. A banda possui seis discos. Seu nome vem do conto "Os Deuses de Bal-Sagoth", de Robert E. Howard.

O que torna esta banda tão especial?
Tudo, desde a própria concepção. Bal-Sagoth é mais que música: é história. TODAS as letras são ligadas em baixo ou alto grau, cada letra é acompanhada de textos gigantescos sobre reinos, realidades alternativas, cristais cósmicos e batalhas espaciais. As músicas refletem apenas uma parcela disso. Você pode ler a letra como se lê um conto, e sinceramente fará muito mais sentido. Existem planos para se lançar quadrinhos.

E que tipos de contos são esses?
Byron é um grande fã de Pulp-Fictions, revistinhas baratissímas dos anos 30 que vinham com contos normalmente de terror, policial, ficção-científica e/ou fantasia. Todas as letras de Bal-Sagoth se baseiam nisso, principalmente tirando influências de dois dos autores mais famosos da época: Robert E. Howard (autor de Conan, o Bárbaro) e H.P. Lovecraft (criador dos Mitos de Cthulhu). Byron também é um grande fã de super-heróis e filmes do anos 80 e cita Jack Kirby e George Lucas como inspiração também.

Isso parece coisa de nerd...
E é. Bal-Sagoth é a coisa mais épica da qual você já ouviu falar.

Qual a base da história?
Em todos os álbuns há pelo menos uma menção dos Critais de Mera e de uma antiga batalha dos Suscedâneos  contra os Z'xulth, as trevas exteriores, pela posse desses cristais. As histórias se passam em diversos períodos, geralmente a Antiguidade (como nos contos sobre Atlântida) ou eventos galáticos (como a história de Zurra). É impressionante como Byron consegue casar esses dois temas tão distintos. Há também contos que se passam nos anos 30 (como as aventuras do Professor Caleb Blackthorne III)

Por que traduzir?
Por dois motivos:
 1- Divulgar a história do Bal-Sagoth para todos os que não sabe, inglês, ou sabem e não tem paciência;

2- É um desafio pessoal. Traduzir letras é a primeira coisa que a gente faz quando começa a aprender inglês e sempre gostei disso. Mas as letras do Bal-Sagoth são extremamente desafiantes, com palavras datadas como hearken, clarion, thou, entre centenas de outras que até os mais versados em inglês desconhecem, afinal não se usam mais.